Criado em sábado, 17 agosto 2013 12:12

Rita Mendes 
Candidata à Presidência da Câmara Municipal de São João da Madeira

 

CARTA ABERTA

 

Caro (a) sanjoanense,

O futuro da nossa cidade é a principal razão pela qual lhe dirijo esta carta.

Sou natural de São João da Madeira. Aqui cresci, aqui vivo e exerço a minha atividade profissional.

Neste momento, sou eleita da CDU na Assembleia Municipal e, estando a terminar o mandato, muito me orgulho de ter exercido a minha função de forma séria e responsável, com muita dedicação e honestidade, sempre em prol do interesse coletivo.

A CDU tem um trabalho nas autarquias de reconhecido valor. Estamos mobilizados para trabalhar para o interesse público, tendo em conta critérios rigorosos de gestão urbana e valorização do espaço público, dando importância ao ambiente, defendendo a democratização da cultura e desporto, lutando pela qualidade dos serviços básicos, tudo assente em critérios de igualdade e justiça social.

Em São João da Madeira nós temos, como é apanágio desta força política, propostas concretas que contribuem para a construção de uma cidade mais solidária, justa e moderna.

Pretendemos humanizar a cidade e, por isso, assumimos com a população compromissos sérios, de trabalho, que consideramos de máxima importância para o concelho. São os seguintes:

 

 

1-      Garantir a habitação, revendo o valor das rendas sociais e construindo mais habitação social, de modo a que todos os munícipes tenham habitação condigna e incentivando os jovens a constituir família.

2-      Dinamizar o emprego e combater com determinação a pobreza e exclusão social.

3-      Melhorar as condições ambientais, impedindo práticas poluentes que afetem os recursos hídricos e a qualidade do ar da cidade.

4-      Municipalizar a água, repondo a sua distribuição na dependência direta e exclusiva da câmara municipal e diminuindo o seu custo.

5-      Pugnar pela ligação à autoestrada (A1 e A29).

6-      Qualificar a circulação dos, peões, dotando a cidade de melhores passeios, passadeiras e outros meios que permitam a todos a circulação pedonal em segurança.

7-      Lutar pela reposição da urgência no nosso hospital e devolver as suas valências médicas.

8-      Apoiar o comércio tradicional, ouvindo os comerciantes e delineando estratégias que lhes permitam desenvolver-se e concorrer com as grandes superfícies instaladas na região.

9-      Apoiar as micro, pequenas e médias empresas, criando condições para que se possam desenvolver.

10-   Planear a cidade com a população, procurando formas de valorizar e dinamizar a participação dos munícipes num projeto integrador baseado num diálogo democrático permanente.

11-  Permitir o acesso democrático à cultura, incentivar a prática cultural e apoiar instituições e associações locais.

12-  Dinamizar e apoiar a prática desportiva em todas as suas vertentes.

Somos um coletivo de homens e mulheres, de comunistas, ecologistas e independentes, de pessoas que lutam para que tenhamos uma vida melhor. Integramos um projeto político com uma intervenção distintiva na representação dos interesses populares e com um percurso relevante na defesa dos direitos dos trabalhadores. Defendemos o caracter público da gestão e somos contra a onda privatizadora que, da saúde à educação, dos transportes à água, sucessivos governos do PS, PSD e CDS têm prosseguido.

Na campanha eleitoral, vamos continuar a ter como principal objetivo contribuir para o esclarecimento dos munícipes, usando apenas os materiais necessários, preocupados com a qualidade dos conteúdos e com a austeridade.

São por isso muitas as razões para que os sanjoanenses, mesmo os que tenham opções políticas diferentes, reconheçam na CDU uma força indispensável no poder local. Apelamos, pois, aos munícipes para que, com confiança, apoiem e votem na CDU, porque provamos com o nosso percurso que somos uma força política que, com trabalho, honestidade e competência, nos empenhamos na defesa da nossa cidade, uma cidade que queremos que seja para todos.