Moção sobre o Hospital de São João da Madeira

Durante muitas décadas, o Hospital de S. João da Madeira serviu a população da área que lhe estava atribuída, constituída por um conjunto de localidades da região em que a cidade se insere.

A última reestruturação dos serviços de urgência e as alterações realizadas na gestão do Hospital de S. João da Madeira trouxeram aos utentes que anteriormente eram encaminhados para o Hospital de S. João da Madeira uma diminuição clara de prestação de alguns serviços de saúde em que se destaca o Serviço de Urgência.

Hoje, com muita frequência, temos conhecimento de utentes que são encaminhados pelo INEM para o Hospital de Santa Maria da Feira que esperam muito mais tempo do que esperavam anteriormente, no Hospital de S. João da Madeira.

Por outro lado, temos assistido, à subalternização do Hospital de S. João da Madeira, pondo em causa especialidades e serviços que tinham atingido níveis qualitativos consensualmente considerados muito bons.

O protocolo aprovado anteriormente entre o Município de S. João da Madeira e a Administração Regional de Saúde do Norte não tem sido cumprido por parte dos responsáveis do Centro Hospitalar Entre o Douro e Vouga.

Assistimos ao esvaziamento do Hospital, o que nos leva a temer pelo seu futuro.

Perante o que ficou dito, a Assembleia Municipal de S. João da Madeira, manifesta a sua profunda preocupação com a situação do hospital, reclama que sejam tomadas medidas no sentido de as corrigir e, apela ao Sr. Ministro da Saúde para que garanta o reforço das funções e serviços do hospital de S. João da Madeira, cumprindo o acordo celebrado em janeiro de 2008 e adotando novas orientações que permitam ao Hospital desempenhar uma missão bem definida e qualificada ao serviço da população.

(Moção apresentada pela CDU e aprovada por unanimidade na Assembleia Municipal de 10 de Dezembro).