• Nota Comissão Concelhia jan 2012

Comissão Concelhia de S. João da Madeira do PCP

Na sua última reunião, a Comissão Concelhia analisou o Congresso do Partido e a implicação das suas conclusões, fez o balanço da atividade da organização em 2012 e aprovou o Plano de Trabalho para 2013.

Da análise ao funcionamento do Congresso foi consensual a opinião de que:

• Este foi um grande Congresso;
  • Foi evidente uma grande unidade à volta dos documentos em debate;
  • Houve intervenções com muita qualidade, abordando as mais diversas áreas;
  • Foram aprovadas orientações que permitirão uma adequada ação da organização;

Da análise ao trabalho desenvolvido em 2012, a comissão concelhia concluiu que a organização local respondeu positivamente às iniciativas avançadas pelo partido aos diversos níveis, interveio nas acções de massas (sindicais e outras), nos órgãos autárquicos onde tem eleitas e na defesa das populações em geral, contribuindo assim para resistência organizada à ofensiva dos que governam não a favor mas contra o povo!
Registou também a acentuada degradação das condições de vida das pessoas no concelho e o crescente empobrecimento de muitas famílias, consequência sobretudo do encerramento de dezenas empresas da indústria e do comércio. O vendaval que passou pelo concelho e arrasou postos de trabalho em elaboração há muitas dezenas de anos, que espoliou de serviços a cidade, que tornou a vida das pessoas mais penosa e difícil, reclama resposta adequada para que a espiral de degradação das condições de vida da sua gente, se inverta. A luta organizada da população, em consonância com o que se terá que passar ao nível do resto do país, conduzirá ao derrube dos responsáveis pela situação e imporá um outro rumo para o país e por isso para o concelho!

Nesse sentido, a direção local do PCP, comprometeu-se na mobilização para a manifestação marcada pela CGTP-IN para 16 de Fevereiro. Nesse dia o protesto em todo o território nacional será concretizado com a presença maciça das populações nas suas do seu distrito e a de Aveiro estará à altura do protesto necessário!
Mas a direção da organização local do PCP comprometeu-se também com um conjunto de iniciativas a efetuar ao longo de 2013 que, terão como orientação geral:

• O reforço do Partido: recrutamento e organização dos militantes
  • As questões de fundos: quotização, campanhas de fundos venda de materiais editados, etc.
  • O reforço da divulgação imprensa do partido (avante e militante)
  • A luta massas: sectores, empresas/locais trabalho, população em geral
  • A campanha “Por uma alternativa democrática e de esquerda para o nosso país” (janeiro a abril)
  • Comemorar o Centenário do Nascimento de Álvaro Cunhal~
  • Eleições autárquicas, iniciativas CDU (janeiro a outubro).