- Detalhes
- Criado em quarta-feira, 07 janeiro 2026 13:34
Sessão Pública - António Filipe

|
|
Morada Centro de Trabalho: Rua Alão de Morais, n.526, 3700-200, S. João da Madeira Email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. |
Sessão Pública - António Filipe

Manifestação "Todos pela Palestina"


Passeio de domingo
Na manhã 10 de Outubro, os activistas da CDU no seu passeio de domingo, percorreram a pé, o trajeto entre duas colónias de gatos: uma formal, com abrigo próprio, a colónia de gatos da Rua do Brasil e a de Fundo de Vila, junto à pista de corta-mato, onde se aguarda a formalização da nova colónia e a instalação do abrigo. Entretanto vão sendo protegidos pela boa vontade de cuidadoras informais.
A colónia de gatos parece ser uma ferramenta interessante na forma de tratar, com respeito e humanidade, estes animais. Sobretudo se lhes conseguirem garantir as adequadas condições de alimentação, saúde e higiene.
Neste passeio, salientam-se ainda alguns aspectos:
- No percurso realizado, grande parte ao longo da Linha do Vale do Vouga, observa-se a existência de um território considerável, onde apenas se verifica a tímida tentativa da instalação de hortas comunitárias, mas sem uma intervenção com planeamento cuidado, com auscultação à população, garantindo uma intervenção que propicie progresso e contribua para a humanização da cidade.
- A situação da mobilidade pedonal na zona percorrida na Rua da Linha do Vale do Vouga é preocupante. A cidade tem que ter a frontalidade de olhar para este assunto, da falta de condições para se percorrer a pé diversos espaços, e resolver o problema com eficiência.
A frequência com que, na nossa cidade, os peões têm de caminhar pela beira da estrada porque não existe passeio, ou não é seguro, ou está ocupado com obstáculos, é preocupante. A foto ilustra bem o que dizemos.
É mais uma situação que confirma o que a CDU há muito tem vindo a recomendar ao executivo: a criação de um Plano Municipal de Mobilidade Pedonal.
Comissão Coordenadora de S J Madeira da CDU

Contatos
Esta foi uma semana de campanha nacional de divulgação das propostas da CDU... rumo às eleições autárquicas! Os nossos cabeças de lista (Câmara, Joana Dias, Assembleia Municipal, Jorge Cortez, Freguesia, Dulce Bizarro) falaram com os Sanjoanenses!


Nota à comunicação social
Contactos dos candidatos CDU
Jorge Cortez, Paulo Duarte, Fátima Guimarães e José Manuel Silva visitaram a sede operacional dos nossos bombeiros tendo sido recebidos pelos responsáveis da Corporação.
Esta grande instituição da cidade, que a pandemia evidenciou mais a sua importância, tem um papel na nossa comunidade insubstituível. O Presidente da Direção, o Comandante e os Directores, deram aos candidatos uma panorâmica geral da vida da instituição, incluindo as condicionantes que o covid 19 trouxe.
Foram minuciosamente elencados os desafios e as dificuldades e com que a nossa associação se debate no campo da segurança e do apoio aos sanjoanenses: nos edifícios habitacionais, sobretudo a construção em altura; na indústria no nosso Concelho, e a sua implantação nas zonas industriais e fora delas; no sistema de emergência médica e o funcionamento do CODU; no transporte de doentes e etc...
As necessidades financeiras da associação, a quebra de receitas em tempo de pandemia e o aumento de despesas, os apoios do Município e do governo foram assuntos tratados. Na reunião foi evidente que cada vez se torna mais necessário alargar o número de bombeiros profissionalizados para assim continuar a prestar um serviço de excelência como a cidade necessita e exige. É necessário que a instituição receba mais apoio, sobretudo financeiro, para se encontrar preparada para os desafios, cada vez maiores, que a instituição tem que suportar.
O pacote legislativo dos últimos anos tem aumentado a responsabilidade dos bombeiros na prontidão de serviços de socorro e de assistência, aumentando a responsabilização dos comandantes e das direcções, sem que lhes tenham reforçado os meios materiais e humanos na proporcionalidade das novas exigências.
Os candidatos saíram da reunião confiantes na competência e no desempenho dos nossos bombeiros, mas conscientes que há muito por fazer da parte do poder político. Garantiram que da parte da CDU haveria sempre a disponibilidade de reforçar os apoios à instituição.
