• Sobre as Grandes Opções do Plano para 2024

Sobre as Grandes Opções do Plano para 2024

 

  A CDU entende que o Orçamento apresentado à Assembleia Municipal para 2024, apresenta uma perspectiva de investimento, significativo, em duas áreas que a CDU considera muito importantes para a nossa comunidade: a habitação e a acção social.

O Orçamento não garante a construção das novas piscinas de imediato. É verdade, mas essa possibilidade caiu há 10 anos, quando não se aproveitou a oportunidade a existência de um financiamento muito favorável. A prudência aconselha a que, voltar a pô-las na agenda implicará condições de financiamento semelhantes aos daquela altura.

Mas, o orçamento apresentado, também não garante alguns aspectos que são importantes para a CDU:

 

 

- Um Plano Municipal de Mobilidade Pedonal

  Um plano que tivesse por finalidade ditar que em matéria de mobilidade na cidade os peões são o mais importante e, por isso, devem ter, nos espaços públicos privilegiados por onde se deslocam, pavimentos cómodos e seguros, com boa iluminação, com pavimentos planos (não rugosos, para melhor comodidade dos pés), sem obstáculos que possam proporcionar quedas….

 

 

- Um Plano de Segurança para o Trânsito

 

  Um plano que procurasse garantir a fluidez do trânsito, mas também a exigência de baixas velocidades (30 e 40 Km/h). Achamos que as passadeiras elevadas poderão ter um papel importante.

 

 

- Um Plano de Requalificação das Margens do Rio para Sul

  Um plano que possibilite a circulação a pé (se possível também de bicicleta) nas duas margens do nosso rio, desde a ponte da Avenida da Liberdade até Cucujães. É importante criar faixas nas duas margens do rio (a lei estabelece uma quota de 10 metros de largura para cada margem) com condições que permitam, de forma segura, cómoda e apelativa a circulação de peões e eventualmente bicicletas. Isto, para a CDU, seria um excelente complemento do Parque do Rio.

 

 

- Um Plano de Monitorização da Qualidade da Água do Rio

  Um plano que garanta a controlo da qualidade da água do rio, acautele as descargas poluentes, o transporte de lixos, garantindo a possibilidade do usufruto das pessoas sem riscos para a sua saúde.

 

 

Mapa de Pessoal

  A CDU vota a favor do Mapa de Pessoal apresentado, mas com algumas reservas! Não porque comungue da preocupação de alguns com as “elevadas” despesas com pessoal, mas por ter receio que, com as novas competências e respectivas exigências colocadas ao município, as duvidosas transferências financeiras, não cubram as exigências do pessoal necessário.

 

 

A CDU propôs na Assembleia Municipal, um voto de louvor ao Clube Académico Téssera (CAT), que foi votado favoravelmente por unanimidade, cujo texto se pode ler abaixo.

Voto de Louvor

  O Clube Académico Téssera (CAT) tem um excelente desempenho na divulgação e no ensino do Xadrez em S. João da Madeira.

  Em matéria de competição, o CAT obteve êxitos muito relevantes. Nas suas fileiras, o clube tem quatro Mestres Nacionais de Xadrez: Stephane Silva consagrado em 2007; Ricardo Dias em 2022; Gustavo Ribeiro em 2023 e no último sábado, em Londres, consagrou-se Mestre nacional, o jovem Rodrigo Ribeiro.

  Tudo isto, faz com que S. João da Madeira seja, no panorama nacional, um fenómeno em matéria de xadrez – para cada 2 Km2 temos 1 Mestre Nacional.

  Nestes anos de actividade, o CAT tem desempenhado, de modo discreto, um trabalho de grande importância com crianças e jovens que honra a cidade.

  Face ao exposto a CDU propõe que a Assembleia Municipal de S. João da Madeira aprove um voto de louvor ao Clube Académico Téssera, em particular aos seus dirigentes e aos seus quatro Mestres Nacionais (Stephane Silva, Ricardo Dias, Gustavo Ribeiro e Rodrigo Ribeiro).