Local

COMUNICAÇÃO ELEITORAL

 

A CDU inaugurou na nossa cidade, no passado domingo 31de agosto, um mês antes do início da campanha eleitoral, a colocação de cartazes para as eleições autárquicas.

Eleições que se realizarão no dia 12 de outubro.

Vão ser colocados 20 cartazes:

   - 10 cartazes na posição vertical, com a primeira candidata à Câmara Municipal Joana Dias;

   - 10 cartazes na posição horizontal, com Joana Dias, Jorge Cortez, primeiro candidato à Assembleia Municipal, e Dulce Bizarro, primeira candidata à Assembleia de Freguesia.

Os cartazes utilizados pela CDU são formato MUPI com a medida 1,75 m x 1,20 m - uma dimensão que satisfaz em pleno as necessidades de comunicação nas eleições.

Os MUPIs da CDU são cartazes de muito baixo custo, se comparados com os outdoors de outras forças politicas. Também não têm impacto negativo na paisagem urbana, ao contrário de outros.

Os cartazes da CDU são impressos sobre papel e colados com cola aquosa nas estruturas reutilizáveis, construídas pelos militantes. A CDU só usará cartazes impressos em papel ou em tecido de fios de fibras naturais, recicláveis e biodegradáveis.

A CDU recusa o uso de materiais plásticos, produzidos a partir do petróleo - como o PVC, o poliéster, o polietileno e polipropileno - por não serem biodegradáveis  e porque a sua reciclagem é muito difícil, na maioria dos casos impossível. Infelizmente, para o ambiente, esta não é a prática de outros partidos.

Uma parte dos cartazes da CDU são colados em estruturas metálicas, reutilizáveis, com mais de 20 anos. Outra parte será em estruturas de madeira. Nos últimos anos, a CDU em S. João da Madeira, tem vindo a optar por estruturas reutilizáveis de madeira, mais amigas do ambiente. A madeira é um recurso renovável, de baixa incorporação de energia e teor de CO2 no seu processamento. É também um excelente armazenador de carbono e é altamente reciclável e biodegradável.

As gerações futuras exigem que cuidemos bem do nosso planeta!

A CDU está sempre presente nessa luta!

31 de agosto de 2025

A Comissão Coordenadora de S. João da madeira da CDU

 

 


 

Manter o Hospital de SJM no SNS!

Apresentação do Projecto-Lei do PCP


A CDU convida-o(a) para a sessão pública de apresentação do Projeto de Lei do PCP que pretende “a reversão do Hospital de São João da Madeira para o Ministério da Saúde”.

A sessão realizar-se-á no Monumento Arquitectónico da Praça Luís Ribeiro, pelas 18 horas de segunda feira, dia 11. e  contará com a participação de:


Diana Ferreira - Deputada do PCP

 

Jorge Cortez - Candidato da CDU à presidência da CM

 

 

Califa
Trabalhadoras lutam!

 

Uma vez mais as trabalhadoras da Califa/ArtLabel estão em greve para reclamar da empresa o pagamento dos seus salários. Já não lhes bastava não terem recebido ainda o subsídio de férias e de Natal!

Continua a ser tarefa árdua ser-se trabalhadora desta empresa! Empresa cujo produto é de reconhecida qualidade, fruto do profissionalismo de trabalhadoras que, algumas há dezenas de anos, dão o seu melhor e a quem é negado atempadamente um parco salário, muito semelhante ao ordenado mínimo nacional!

Às trabalhadoras da Califa, não basta trabalharem muito e trabalharem bem. Elas têm também que lutar por aquilo que é seu: o seu salário, os seus direitos enquanto trabalhadoras! Elas cumprem, mas têm de defender o património da empresa, que alguns parecem querer “desviar”, condenando a Califa à morte e as trabalhadoras ao desemprego!Elas cumprem, mas têm que lutar para fazer com que o outro lado, o patronato, cumpra! Este é um problema com que se confrontam muitas vezes e há muito tempo!

A Comissão Concelhia de S. João da Madeira do PCP solidariza-se uma vez mais com estas trabalhadoras que com coragem lutam pelos seus direitos, e ao fazê-lo defendem a continuidade de uma das maiores empresas do sector na região, a produção nacional e os interesses do país. Com a sua luta estão também a impedir o agravamento do já imenso número de desempregados no concelho e a proteger a Segurança Social que é de todos nós!

A Comissão Concelhia de S. João da Madeira do PCP, que ao longo dos anos tem acompanhando a luta da Califa/ArtLabel, saúda uma vez mais a coragem, a determinação e a persistência das trabalhadoras que lutando pelos seus direitos, defendem os seus postos de trabalho e contribuem desta forma para dar futuro a este país!

Conferência de Imprensa - Hospital Distrital de S. João da Madeira - Posição do PCP

Senhores Jornalistas!

Agradecemos a vossa presença, hoje e aqui, já que é um imperativo manifestarmos a nossa mais viva inquietação, pela situação a que chegou o nosso hospital e os passos que vai dar a curto prazo! Vão ser passos muito curtos e limitados pelos constrangimentos a que os vários Governos o têm sujeitado, traçando-lhe um futuro imediato muito preocupante:

- O Hospital Distrital de S. João da Madeira caminha desesperadamente para o fecho definitivo, com o inerente e óbvio prejuízo de toda uma população!

PORQUÊ ? Vejamos a realidade:

  • Retiraram - lhe o Serviço de Urgência que contava com a presença permanente de cirurgião, anestesista e ortopedista – ( hoje o que existe é uma consulta aberta, ainda que se mantenha a indicação de “URGÊNCIA”, mas a não corresponder á realidade da função)!
    As especialidades de cirurgia, ortopedia, urologia, oftalmologia e otorrinolaringologia, foram desviados para Santa Maria da Feira!
  • O equipamento Hospitalar continua a ser deslocado para a Feira, bem como o pessoal médico, o de enfermagem e o administrativo!
  • Das 100 camas existentes, só 30 são eventualmente utilizadas. Já não existe laboratório de análises clínicas, nem muitos outros serviços, que eram parte integrante desta unidade hospitalar!
  • Por regra, tem as portas fechadas a partir das 20 horas e aos fins-de-semana!
  • Assim, questiona-se: - Vão ser necessários mais dados para se concluir que o hospital ainda não foi declarado “ ENCERRADO “, por razões que se adivinham?

Ler mais...

Debate com Carlos Carvalhas em São João da Madeira - A Crise Capitalista

Debate Carvalhas pb

Realizou-se, na passada sexta-feira, o debate "A crise Capitalista - ponto de situação e perspectivas", na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira com a participação dos economista Carlos Carvalhas e Miguel Viegas.

debate carvalhas

A Crise Capitalista

Debate com Carlos Carvalhas, economista e membro do Comité Central do PCP

8 de Abril (sexta-feira) 21,30h na Biblioteca Municipal de S. João da Madeira

O nosso olhar sobre o “comércio tradicional” da cidade!

 

A eleita da CDU na última sessão da Assembleia Municipal manifestou a preocupação com o estado do comércio tradicional em S. J. Madeira, principalmente no centro da cidade e indagou a câmara municipal da seguinte forma:

Esta é, sem dúvida, uma situação preocupante. Assiste-se a uma quebra cada vez mais evidente que se traduz numa perda para a economia local, para o movimento, para o urbanismo e segurança no concelho. Esta situação agravou-se, necessariamente, pelo excesso de grandes superfícies na cidade. E infelizmente, tínhamos razão quando referíamos que o 8ª Avenida iria potenciar ainda mais esta situação. Não obstante, a pequena indústria da cidade também se recente, obviamente.

A câmara municipal já deve ter reparado nisso e deve, assim como nós, estar preocupada com esta questão. Assim, gostaríamos de saber se estão a pensar fazer alguma coisa em relação à revitalização do comércio tradicional na cidade.

O ataque ao poder local

Sobre a hipótese da redução do número de concelhos e de freguesias, a CDU manifestou, na sessão da Assembleia Municipal de 24 de Fevereiro, a seguinte posição:

 

Para nós, a possibilidade de extinção de freguesias ou de municípios mais não é que um atentado à vida e representação democráticas.

A criação de municípios e freguesias procura aproximar cada vez mais a administração dos cidadãos, alargando a reprodutividade dos pequenos investimentos imprescindíveis ao bem-estar e á dinamização dos tecidos económicos das comunidades, prevenindo a desagregação social. Passa também por distribuir com justiça os recursos públicos pelas autarquias locais; descentralizar, alargando as atribuições destas com reforço dos meios necessários e respeitar a sua autonomia.

Ler mais...

A CDU está preocupada com o transporte de doentes!

A eleita da CDU transmitiu a seguinte posição na sessão de Fevereiro da A. Municipal:

 

Com a criação do Serviço Nacional de Saúde, os transportes de doentes passaram a ser assegurados pelos serviços do Estado ou concessionados a outras entidades.

No caso de S. João da Madeira, esse serviço era muito bem assegurado pelos bombeiros que para isso adquiriram viaturas adequadas e pessoal com as qualificações necessárias ao bom desempenho deste serviço.

Ler mais...